Tuesday, 27 October 2009

Jacob-und-Wilhelm-Grimm-Zentrum

Sim, o blog tem estado parado. É que a vida entrou numa toada de rotina, o que é normal, e não há grandes aventuras a relatar. Aulas, casa, compras, etc tem sido muito por aí que têm passado os dias.
Um poiso recorrente é a nova biblioteca central da Humboldt que abriu há duas semanas. Uma biblioteca excelente, com uma arquitectura espectacular e montes de gente a estudar. Aqui ficam as fotos:





Sunday, 18 October 2009

Início das aulas..

Pois é, esta semana começaram as aulas do doutoramento, com a consequente diminuição do tempo disponível também para escrever, e o blog ressentiu-se.
O prelúdio do início desta semana, ou seja, Domingo passado à noite foi, no entanto, muito bom. Fui aqui, à Marienkirche:

.. ouvir a orquestra e o coro da Humboldt, a minha universidade (sim, tem uma orquestra e um côro!). Entre outras coisas, ouviu-se isto:

A segunda Sinfonia de Mendelssohn: "Lobgesang".

Monday, 12 October 2009

A Imortalidade, de Milan Kundera

"Penso, logo existo é uma frase de intelectual que subestima as dores de dentes."

Sunday, 11 October 2009

Aniversário do meu flatmate

Quinta-feira o meu flatmate Kyungho fez anos. Assim, organizámos um jantar cá em casa com os chineses, mais o Mustafa e a Egle. Cozinhei sopa de cenoura (não sabia a nada) e carne de vaca (até se comia), e ele cozinhou comida coreana, uma sopa (muito boa!) e uns noodles e tal (ao nível da minha sopa...).
O aspecto inicial da "mesa", as duas secretárias do nosso quarto unidas, era este:



A jantarada continuou:


E depois foram chegando o resto das pessoas para a festa que se seguiu...




E depois veio o "bolo de anos" que eu e a Egle preparámos, um bocado de cartão com as velas espetadas:



E seguiu-se a festa no meu quarto!


E foi isto! Uma festa improvisada mas muito gira!

Sunday, 4 October 2009

Da minha janela...



Na foto de baixo vê-se o campo de futebol de relva sintética onde tenho espalhado a minha magia... Vá, onde tenho jogado... ok, onde hoje até não joguei muito bem. Mas foi giro, o jogo com os meu colegas daqui, bom ambiente, e requisitei três alemães que estavam por lá para sermos equipas completas.
Como não estava ainda saciado, quando a malta foi embora fui ter com os alemães grandalhões que estavam em número ímpar e, tipo puto na escola, perguntei se podia juntar-me a eles. Não falavam inglês, mas disseram que sim e joguei mais um joguinho, melhor desta vez, e mais competitivo. Mas pela primeira vez senti a frieza dos alemães (ou então é só o grupo deles que é mais fechado), ninguém falou comigo, tirando uma vez quando tive um "picanço" com um alemão, daquelas disputas de bola acesas, e como ganhei a bola valeu-me uma pancadinha nas costas. De resto, mutismo total, só a grande linguagem do futebol!
Mas valeu, e depois de uma banhoca, estudar um bocado. Tirando o maldito jantar, que era suposto ser rápido e vou a ver comecei de volta disto há duas horas. Caraças, assim não dá! :)

Thursday, 1 October 2009

A minha faculdade: Humboldt

Falta então a grande, colossal, este sítio onde estudaram Einstein, Heidegger, Marx e outros, que quando olhamos de frente não nos resta senão pedir: "sim, sim, inunda-me de saber!!"

E a rua imediatamente à frente, Unter der Linden, com a omnipresente torre de comunicações, símbolo da ex-RDA (mas ao que parece, necessitou da ajuda de engenheiros da Alemanha Ocidental para não dar buraco, quando foi construida), sempre a dominar a paisagem.

Mas o melhor da faculdade, vem aí:


Esta salinha, onde posso ir sempre entre as 10h e as 16h. Já tive 3 dias consecutivos de estudo de piano (sempre menos que uma hora, mas há quanto tempo não tocava 3 dias seguidos), hoje não deu por causa das aulas, mas amanhã volto lá! O piano não está propriamente novo, mas é mais do que suficiente para estudar! Amigo Carabineiro, prepara aí a Fantasia em Fá menor de Schubert para o Natal, que eu já comecei!

O meu quarto...

Sabendo que pais que são pais têm curiosidade em saber onde dorme e come o seu filho, eis as primeiras fotos da minha monástica e humilde habitação, mas onde me sinto muito muito bem:




Kyungho

Tive sorte com o meu flatmate sul-coreano. Entendemo-nos muito bem. Ontem, estava a cozinhar o meu jantar, acabei por dividir com ele, e "foi a melhor refeição que já comi em Berlim" foram as palavras dele! Estivemos a comer e a beber com bom vinho, à conversa, depois a ver as fotos da minha viagem pelo Sudeste Asiático, que ele tinha curiosidade de ver. Fez-se tarde, mas foi muito bom.
Ele é um tipo pacato, acaba por estar com a malta só quando o arrasto, de resto é um tipo caseiro e calmo. Tenho de tirar uma foto com ele para vos apresentar, bem como ao resto da malta que vai compondo a minha paisagem humana.
Não tenho assim ainda grandes grandes amigos, claro, até por feitio, sou o tipo que fala com toda a gente da turma e se senta sempre ao pé de gente diferente, tem sido assim. Mas alguns elementos começam a destacar-se, que apresentarei aos poucos!
Aqui fica uma foto do grupo. O Kyungho é o tipo de branco mais à esquerda!

Ainda em alta rotação...

Sim, a energia ainda não me largou. Hoje acordei às 7h50 e fui correr, depois banho e vamos embora para o primeiro dia de aulas na Humboldt Universitat!! esta semana e a próxima, aulas introdutórias de preparação a econometria e matemática. Matemática bastante fácil, economitria também acessível até agora, mas útil. Almoço rápido (sim, eu almocei em menos de uma hora!!! teve de ser!) entre as aulas. Foram 6 horas de aulas, vir a casa comer qualquer coisa, e lá fui eu inaugurar a temporada de concertos a preços reduzidos de estudante na grande Berliner Philarmonie...

... a Gulbenkian cá do sítio e que, a julgar pela programação, me vai ter como visita mais ou menos regular. Amanhã lá estarei: o Daniel Baremboim vem tocar os dois concertos para piano e orquestra de Chopin, não é brincadeira que se perca!
Infelizmente, é um bocado longe de minha casa (mas dá para ler no tram e no U-bahn, o que foi bom! Estou a gostar agora bastante da Imortalidade, do Sr. Kundera), portanto já cheguei a casa depois das onze e fui jantar, acabando pouco depois da meia noite. Hoje havia uma grande festa internacional, mas o concerto puxou muito mais por mim.
Amanhã, aulas às nove! Portanto, caminha ler qualquer coisa e dormir!
PS: de um dia para o outro, abateu-se um frio do caraças!!! Isto em Dezembro vai ser de estalar os ossos, estou a ver!