Saturday 16 January 2010

Bruckner


O fim do ano que passou foi também caracterizado pela escassa audição de música, nomeadamente ao nível da descoberta de novas coisas. Na verdade, se pensar bem, o ano que passou foi todo ele mais ou menos assim caracterizado.
Eis algo a mudar em 2010, e em Janeiro o mês é para ser consagrado a Bruckner, coisa que vinha já do final de 2009. Infelizmente tenho muito pouca música de Bruckner aqui no meu computador. Mas comecei a descoberta pela sinfonia nº2, cujo princípio aqui vos deixo, talvez numa versão mais rápida do que eu gostaria, mais rápida do que a versão em que a tenho ouvido dirigida por Eugen Jochum. É uma sinfonia de dimensão bastante razoável, a contrastar com outras de Bruckner, como a oitva, absolutamente monstruosas. É também uma sinfonia bastante "lírica", nomeadamente o seu segundo andamento,enfim num certo sentido diria bastante clássica. O terceiro andamento, sim, impõe já um certo freio nos dentes, para terminar novamente com alguma harmonia.
A descoberta da quarta a dita Romântica (não no sentido de dar flores à namorada, mas no seu verdadeiro sentido) ainda vai a meio caminho, mas é claramente já material diferente. A oitava, meus caros é muito, muito difícil e muito, muito longa, e vai requerer bem mais tempo até afundar!

No comments: