Saturday 19 May 2007

Início...



Em Fevereiro de 2005 cheguei a Roma, onde iria permanecer por 5 meses para o meu Erasmus... Na bagagem, roupa, CD's e um livro, por onde esperava começar a aprender o italano que desconhecia por completo: "Conversazioni con Arrau".

Um mês depois, no terraço da Universidade, uma conversa de passagem, umas miúdas começam a rir-se de mim.. não percebi, indaguei o que se passava: pelos vistos, tinha empregue uma palavra demasiado literária!! É o que dá aprender uma lingua a ler um livro, não se adquire completamente o contexto do uso das palavras...

É dificil que um livro biográfico desta natureza não contenha algumas tiradas que soem um pouco artificiais, uma tentativa de "legado" marcante... Mas o livro, para um aspirante a pianista amador como eu, é globalmente bastante bom, ensinou-me mais do que italiano, apresentou-me a Arrau, ensinou-me mais um pouco de música, ensinou-me muito da prática e interpretação pianística.

Arrau é mestre em Beethoven, e para começar aqui fica este seu legado.
Beethoven, o universalista, numa linguagem de esperança.
Sonata Waldstein, 3º andamento...

No comments: